Neuro, Orto e Reabilitação Veterinária em Foco - volume 10, nº 03- 2022 - Editorial
A Medicina Veterinária na pandemia
O que mudou no mundo por conta da pandemia? Tudo! Você vai me responder. E na Medicina Veterinária então? Pois é, muita coisa mudou, umas para o bem outras para o mal, mas as mudanças foram tantas, que até a Comissão de Animais de Companhia (Comac), do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para a Saúde Animal (Sindan), lançou uma outra pesquisa no segmento pet e vet para sentir a temperatura de tais mudanças no perfil de tutores de animais de estimação. E essa pesquisa traz dados interessantes que gostaria de compartilhar com vocês. Uma delas, aponta que, felizmente, 66% dos tutores entrevistados procuraram mais e assistiram a mais lives relacionadas à saúde e ao bem-estar de seus pets. Eles tinham tiveram a preocupação de se informar se os pets poderiam ser afetados pela Covid-19, mostrando preocupação ao membro da família.
Outro dado interessante, principalmente aos veterinários da área de felinos, é que 50% dos entrevistados que já tinham gatos de estimação disseram ter adotado ao menos um gato. Nos lares que já tinham ao menos um cão, esse aumento foi de 31 %.
Já sobre os primeiros pets adquiridos na pandemia, 55% adquiriram só gatos, e 38% cães. Assim, podemos concluir que os felinos foram os pets que mais entraram na vida dos brasileiros nessa pandemia e, por isso, pode acelerar a penetração desse animal de estimação no país.
Por fim, o otimismo dentro do segmento veterinário também é outro dado importante nessa pesquisa. Ela mostrou que há mais otimismo que pessimismo entre esses profissionais e que 29% dos veterinários que responderam à pesquisa, disseram que estão conseguindo recuperar a clientela pré-pandemia (principalmente no Norte e no Centro-Oeste do país). 19% afirmaram que falta pouco para restabelecer a clientela e 20 % dizem ainda sofrer as consequências da pandemia (principalmente no Sul). 11% disseram que nada mudou na pandemia (principalmente no Sudeste) e outros 18%, infelizmente, estão longe ainda de ter a mesma clientela de antes.
Muitos outros dados estão disponíveis nessa pesquisa, que será assunto para muitas edições nas revistas da editora. Vale a pena dar uma checada nela na íntegra, caso ainda não tenha feito, pois é válido ter uma percepção dos caminhos que o mercado tem ido nessa fase tão particular que estamos vivendo.

Samia Malas
Jornalista responsável
Confira nesta edição:
Capa

Protocolos terapêuticos clínico-cirúrgico para luxação medial de patela em cães: relato de caso
Luxações patelares apresentam alta incidência em cães, podendo ser de origem congênita ou adquirida, medial ou lateral, sendo lateral mais comum em cães de grande porte, e medial em pequeno porte.
Caso clínico

Pacientes idosos e a abordagem fisioterápica
O mundo está envelhecendo: segundo um estudo da WorldPopulationProspects, os idosos representavam 8% da população mundial em 1950. Em 2020, as pessoas acima dos 60 anos atingiram a marca de 13,5% das pessoas no planeta.
Planejamento

Na crise, desarme-se!
Ser mais flexível nesse momento de crise é essencial

Expediente
Diretora: Natália Miranda
Jornalista responsável: Samia Malas – MTB: 46.656
REDAÇÃO: Samia Malas (redacao.editora@gmail.com)
ARTE: Nayana Figueiredo
DEPARTAMENTO FINANCEIRO: Joyce Mayara
COMERCIAL: Mayse Lenny: (19) 9 8187-2001 – mayse.topco@gmail.com
Luciana de Moraes (19) 98101-5315 – comercial@revistapetcenter.com.br
Thamires Viera – 19 98360-0517 – anuncie.editora47@gmail.com
CENTRAL DE ASSINANTES
Se você possui alguma dúvida, quer comunicar mudança de endereço, renovar assinatura ou comprar algum exemplar avulso, entre em contato com a nossa Central de Assinaturas. Se você ainda não é assinante da revista Medicina Veterinária em Foco, não perca a oportunidade! Novas assinaturas e atendimento ao assinante: Fone: (19) 3236-4622 www.medicinaveterinariaemfoco.com.br •contato@medicinaveterinariaemfoco.com.br
O material publicado é de inteira responsabilidade do autor. O conhecimento e a experiência do profissional são fatores determinantes para o bom resultado na prescrição de qualquer conduta clínico-cirúrgica. Não podemos ser responsabilizados pelo abuso ou má aplicação do conhecimento compartilhado nessa revista. É proibida a reprodução dos conteúdos sem autorização do veículo e do autor. Os conteúdos dos anúncios publicados nesta revista são de inteira responsabilidade das empresas que os publicam.
A revista Medicina Veterinário em foco é uma publicação da Editora Top.Co. Allahil Bolivar Vianna Neto-ME – CNPJ: 03.924.346/0001-74 Av. Dr. Antônio Carlos Couto de Barros, 964 – sala 12 – Sousas – 13105-000 Campinas – SP – Fone: (19) 3236-4622
Periodicidade: Bimestral
Idioma: Português Brasil
ISSN: 2675-648X

Envio de artigos:
Nossa equipe editorial está aberta para receber artigos. Caso você deseje enviar um artigo científico, um relato de casos ou outras modalidades de conteúdo, clique no botão abaixo e confira algumas normas para que o conteúdo fornecido em nossa revista tenha a qualidade e credibilidade que vocês leitores desejam. Para isso nossa equipe se divide em equipe editorial e comitê técnico, que avalia e contribui para a qualidade do conteúdo aqui publicado.